A LÍNGUA INGLESA NO BRASIL E NO MUNDO

LÍNGUA INGLESAO inglês é a língua nativa de doze países: Austrália, Bahamas, Barbados, Canadá, Estados Unidos (incluindo Porto Rico), Granada,Guiana, Inglaterra, Irlanda, Jamaica, Nova Zelândia e Trinidad. Além desses,outros 11 países têm o inglês como única língua oficial: Botsuana, Fiji, Gâmbia, Gana, Libéria, Maurício, Nigéria,Rodésia, Serra Leoa, Uganda e Zâmbia, e 14 países têm o inglês como sua segunda língua oficial:Camarões, Índia, Lesoto, Malui, Malta, Mamibia, Nauru, Filipinas, Singapura, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Tonga e Samoa Ocidental. Ainda, segundo a mesma fonte, há 5 países onde a língua inglesa possui algum status oficial, Kênia, Malásia,Paquistão, Sri Lanka e Sudão. Como observamos, dos países citados, a Etiópia não foi anteriormente uma colônia de fala inglesa, e sim colônia de fala italiana, concluindo-se que todos os países que usam a língua inglesa para algum fim oficial estão ou estiveram dependentes da hegemonia política ou econômica de potências falantes do inglês.

Segundo Kachru (1983:20), o número de falantes de inglês como língua estrangeira e segunda língua é de mais de 400 milhões e o número de falantes nativos é de quase 300 milhões, somando um total de 700 milhões de falantes em todo o mundo, superando o número de australianos (15,8 milhões), canadenses (25,4 milhões), britânicos (56,4 milhões), americanos (238,9 milhões), e neozelandeses (3,3 milhões). Segundo Berlitz (1988:304), em muitos países não-falantes do inglês – Dinamarca, Suécia, Holanda, Suíça, Índia, Paquistão, Malásia e outros países da Ásia e da África – mais de 10% da população fala inglês. Na Alemanha e em algumas partes do mundo de língua espanhola, o número de pessoas que falam inglês está se aproximando de 10% da população.

Há uma busca crescente para aprender inglês que está se espalhando como uma epidemia por todo o planeta. Essa língua sem fronteiras está nos mais de 10.000 jornais do mundo, em mais de 80% dos trabalhos científicos e no jargão de inúmeras profissões.

O ensino de inglês virou uma verdadeira febre em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte onde encontramos métodos cada vez mais eficientes e criativos. As razões em estudar o idioma vão desde fazer turismo, conseguir uma bolsa de estudo até assumir um cargo superior de uma empresa. Além de outras possibilidades como uma forma de ascensão social ou mesmo de aquisição cultural.

É comum haver publicações brasileiras com nomes americanos como: Interview, Executive News (revista da Varig), Boletim News (boletim informativo mensal do Fluminense Football Club do Rio de Janeiro) e a publicação de artigos em inglês em revistas editadas no Brasil pela comunidade científica.

Aprender a língua inglesa hoje é muito importante e necessário, não pode ser ignorada, pois ela está entre nós como um produto de alto valor e para conseguirmos aperfeiçoar qualquer atividade profissional, devemos saber falar inglês.

Por Edvan Salum Cardoso

50 comentários no artigo “A LÍNGUA INGLESA NO BRASIL E NO MUNDO”

  1. O inglês cerca os brasileiros de todos os lados: na música, nos eletro-eletrônicos, nos vestibulares, no emprego, no computador, nos softwares, nos games, nos esportes… e no supermercado. No site http://www.inglesnosupermercado.com.br , você verá dezenas de produtos com nomes em inglês. Os brasileiros falamos inglês sem querer quando falamos “dove, close-up, corn flakes, ala, omo, albany, ace, coca, chicken popcorn…”

    A Constituição diz que o português é língua oficial do Brasil. Vez ou outra, porém, empresas do governo lançam produtos com nome em inglês. A Petrobras escreve “offshore” em seus panfletos. O Banco do Brasil criou a caderneta de poupança “teen”….

  2. gostei do texto e informativo

  3. esse site poderia ser melhor!!!!!!! on setembro 19th, 2009 at 15:03

    esse site tem poucas coisas poderia ser melhor!!!!!!!!!!!

  4. Gostaria de saber quais paises estão aderindo ao ingles como lingua.(estão aprendendo Inda???)Obrigada!

  5. é baumm mais poderia ter a informação que eu pedi ou seja é uma poca vergonha chamar isto de site!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Ana Claudia Peixoto on setembro 29th, 2009 at 11:08

    como foii a lingua inglesa

  7. Quais os paises que usam a lingua inglesa e falam portugues????

  8. kercy /leone winchester on novembro 13th, 2009 at 10:28

    Esse texto eh muito informativo.

  9. QUILOMBOLIVARIANO on novembro 14th, 2009 at 10:41

    REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA!
    Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada a elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criou-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndio descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
    Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história do nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam.Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Argnetina,Boliviana, Peruana,Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma , não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King,Malcolm X Viva Oswaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma,Rafael Correa, Fernado Lugo, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva osTrabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados. Movimento Revolucionario Socialista QUILOMBOLIVARIANO
    vivachavezviva.blogspot.com/
    quilombonnq@bol.com.br
    Organização Negra Nacional Quilombo
    O.N.N.Q. Brasil fundação 20/11/1970
    por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

  10. ooooooooooiiiiiiii

  11. “segundo kachru”, o que e´isso exatamente, poderia me informar???

  12. vcs salvaram minha vida. agora não ganho zero no trabalho. vlw mesmo :D

  13. Ô Fernanda, olha que vamos te denunciar para seu professor ;D

  14. a lingual eglesa e uma maravlha

  15. no brasil a lingua
    inglesa e muito pouco exigida

  16. susu jackson on março 9th, 2010 at 14:54

    salvaram minha vida vlw !!!!!! te amo michael jackson

  17. ACHO Q ESSE SITE Ñ TEM MUITA INFORMAÇÃO POR FAVOR ATUAILIZE;;;

  18. tem como vc botar o mais rapido possivel quais sao os paisesda asia que tem como idioma o ingles

  19. sao só filipinas,sri lanka e india ?

  20. adorei o site

  21. elisandro gomes on junho 26th, 2010 at 10:06

    legal.

  22. não enterdio nada:$

  23. não enterdio nada:$

  24. JEYNE CRYSTINA on junho 28th, 2010 at 18:37

    GOSTEI DO TESTO MUITO BOM ME AJUDOU MUITO MESMO!!!!OBRIGADO

  25. nossa que bom

  26. amei esse site

  27. é muito legal inglÊs

  28. o ingles e uma das linguas mas bonitas.obrigadoe uma good night.

  29. e muito bom ter o ingles na minha vida.com o ingles eu aprendi muitas palavras boas.como[good night,how are you,how at are you,etc].boa noite,como vai voçe,quantos anos voçe tem. obg,mas uma vez.italo

  30. bom

  31. segundo o texto quntos paises falam igles no total?

  32. eu gostaria q falasse sobre o ingles no brasil…obrigadaa

  33. Eu gostaria de saber como a lingua inglesa se tornou a lingua nativa dos habitantes de paises tão distante quantos os Estados unidos e a Australía, por exemplo?

  34. porque a lingua inglesa é estudada e usada com a lingua estrangeira em nivel global?

  35. Eu gostaria de saber como a lingua inglesa se tornou a lingua nativa dos habitantes de paises tão distante quanto os Estados unidos e a Austrália?

  36. eu ameiiiiiiiiiiiiiiii este site

  37. kelbiny vieira on março 16th, 2011 at 5:25

    eu achei muito importante a Historia da Lingua Inglesa no Brasil.Gostei muito da historia.

  38. Alguem emanuelle de algo on março 18th, 2011 at 14:24

    muito obrigada é exatamente o q queria apesar de naum entender nada de ingles eu goste é bem informativo!!

  39. murilo teixeira on março 21st, 2011 at 10:21

    porque a lingua inglesa é estudada e usada com a lingua estrangeira em nivel global?

  40. Respondeu a TODAS minhas duvidas, obrigada ;D
    ** Parabeens!

  41. Muito eficiente a ajuda desse estudo sobre a lingua inglesa. Continuem nos ajudando , assim podemos nos inteirar dos avanços desse idioma que está cada vez mais forte em nosso universo. PARABÉNS .Ter vocês como nossos aliados em estudos é gratificante. Pude ajudar minha filha e eu tb tirei minhas dúvidas.Obrigado.

  42. nao acuei o que eu estava procurandoooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!

  43. gostei me ajudo muito a eu fazer o trabalho de ingles obrigado por esse saite e nota 1000 ok chal…

  44. Eu adoro o ingles, esse texto me salvou….

  45. oi amei essa LINGUA EGLAS ……

  46. obrigado!!!! Era o que eu procurava ☻!!!!!!!!!!!!!

  47. esse site mi convenceu a tirar um 10 em inglês com minha professora Claudia… OBRIGADO !!!!!!!

  48. brocou esse site mim fez tirar um dez no trabalho de inglês…
    brigadão quem fez esse site valorizou muito para mim♥

  49. Quase bom!! ON!

  50. natalye de oliveira marques on março 26th, 2012 at 18:41

    faça melhor na próxima vez que for fazer isso

Deixe um comentário