Como abrir empresa

No Brasil, infelizmente não é fácil abrir empresa. É um processo burocrático, demorado e chato. Em países como Uruguai você abre uma empresa na mesma hora, sem precisar de intermediários. Portanto, além de burocrático, abrir empresa no Brasil é também caro, porque são tantas burocracias que você precisará de uma empresa de contabilidade.

O primeiro passo para abrir uma empresa é você definir a razão social de sua empresa. A ajuda de uma assessoria contábil é importante, porque eles saberão identificar as suas necessidades e indicar o plano correto de sua empresa, isto é, a modalidade em que ela se encaixará. Na razão social, você deverá especificar as categorias de serviços ou comercialização de produtos. Isso interferirá no Imposto a ser pago. Em pequenas empresas, você não pode querer fazer todo tipo de comércio e serviço. Se, por exemplo, for comercializar produtos precisará de um imóvel (comprado ou alugado) com capacidade para vender e estocar produtos, a depender do seu negócio.

Decidida a razão social, é recomendável que você forme uma sociedade e não abra uma empresa exclusivamente em seu nome, porque assim há vantagens. Deste modo, você pode ter como sócio até mesmo um familiar com mais de 21 anos, mesmo que ele detenha só 1 ou 5% da sociedade. Na parte burocrática, ajuda bastante, por mais que esta pessoa nunca faça nada pela empresa. Vai entender o Governo, não é?

Depois, você escolherá como a empresa irá trabalhar para distribuir o lucro de sua nova empresa: pró-labore ou distribuição de lucros. No primeiro caso, deve haver um salário para os sócios de acordo com valores de mercado. No segundo, a distribuição de lucros, como o próprio nome diz, há a retirada de acordo com lucros.

Definido esses principais aspectos na hora de abrir uma empresa, o contador criará um contrato social em que a sociedade limitada se acorda. Daí, os papéis serão encaminhados para órgãos federais, municipais e estaduais, tudo de acordo com a atividade exercida pela empresa que está sendo criada.

Quanto tempo demora para abrir a empresa? Meses, de dois a três meses é o tempo que demora até a empresa estar apta a exercer suas atividades comerciais. Portanto, tenha paciência e se estruture para a parte que será a mais difícil de todas: manter uma empresa lucrativa. E boa sorte!

8 comentários no artigo “Como abrir empresa”

  1. Sandra Burjato on novembro 23rd, 2009 at 16:11

    Preciso de um pro labore para alugar um imóvel. Só que trabalho por prestação de serviços.Como faço para conseguir????

  2. olá, preciso de uma orientação pra abertura(cnpj) de uma (pequena empresa de mecânica de motos), me ajudem !!!!!!!!!! obrigada.

  3. Douglas Fernando de Melo Alves on dezembro 10th, 2009 at 16:43

    Gostaria de abrir uma pequena loja para vender roupas, como faso isso sem pagar caro?

  4. sou um autor evangelico, mas pretendo ser um autor-editor, (aquele que escreve e imprime seus proprios livros e ele mesmo os vende em locais onde ele bem se agrada), mas para tal preciso ter uma empresa com cnpj e um logo registrado, mas um isnb, entretanto não sei por onde começar…
    att: cleovanio

  5. Edson Ferreira - Suzano on fevereiro 13th, 2010 at 23:11

    Gostaria de montar uma fazenda que produza de vacas leiteras, e tambem montar uma pequena industria leiteira no mesmo espaço:

    Duvida:

    O que é mais atrativo para eu industrializar o leite, uma empresa, cooperativa ?

    Preciso ter empresa aberta para fazenda, ja que ela comercializara seu leite para uma industria?

  6. como faço para abrir uma empresa de entrega de marmitex.

  7. ivan vieira da silva on janeiro 15th, 2011 at 11:24

    Qual os procedimentos para abrir uma empresa de comércio de materiais reciclaveis no Uruguay, sendo brasileiro, consigo morar no pais

  8. ionlson lima alves on julho 20th, 2011 at 17:36

    querio abri uma empresa

Deixe um comentário