Como utilizar as redes sociais para promover a sua empresa

Há pelo menos uma década as redes sociais têm ganhado espaço cada vez maior na vida das pessoas. O que era visto com estranhamento no começo dos anos 2000 hoje é quase uma extensão nossa. Se passarmos 1-2 dias sem dar aquela “fuçadinha” no Facebook, ficamos loucos. E esse comportamento, se bem explorado pelas empresas, pode dar retornos bem lucrativos. Afinal na internet pipocam anúncios todo o tempo, e, movidos por impulsos, nos tornamos possíveis compradores 24h por dia.

Ganha quem for o mais esperto

Mas é difícil imaginar que alguma empresa, depois de tanto tempo, ainda use as redes sociais erroneamente ou, pior, sequer tenha um perfil nelas… Mas ainda há. Por isso aí está algumas dicas úteis tanto para quem ainda tem medo de entrar nesse terreno quanto para quem está lá, mas ainda não sabe o que fazer com ela:

Pesquise

Pesquise conteúdos interessantes para pôr no site ou blog da sua empresa. Não tem nenhum dos dois? Pois os faça agora! Sem ao menos isso, não terá o porquê entrar nas redes sociais. O intuito é você fazer seus possíveis clientes “saírem” do FacebookTwitter, etc. para ir à sua página, ler sua postagem, conhecer seus produtos e serviços.

Facebook

Depois do site, e já com a conta criada, procure palavras-chave do que é dito na rede sobre produtos ou serviços parecidos com o seu. Digite a sua marca e veja se você já não era comentado antes de aderir ao Facebook, você pode se surpreender. E siga fan pages dentro da sua área (educação, livros, farmácia, saúde) para ver como as outras empresas reagem aos comentários e o que postam de interessante para que sejam lidas. Aprenda com elas.

Conte pra todo mundo

Depois de criada, poste no seu site, na sua loja, cartões, e-mails, enfim, em tudo mesmo!, que você está nas redes sociais. Coloque o botão das mídias abaixo de conteúdos novos nos sites, nos cartões, para que todos os encontrem. E sempre procure pôr postagens usando termos que os clientes podem digitar no campo de busca. Para isso, se pergunte: “se eu fosse um cliente, o que eu digitaria primeiro para encontrar a minha empresa/marca?”. Criar promoções exclusivas para seus clientes online também é uma arma poderosa.

Ouça, e responda

Por último, e talvez mais importante dica: ouça seus clientes. As redes sociais é um lugar onde todos gostam de comentar – bem e mal – sobre tudo. Um olhar torto da sua atendente de caixa ou 10 mins. à mais de espera para comprar seu produto pode se transformar numa grande reclamação no Face. Então esteja atento e responda rapidamente – esse terreno é dominado pelo imediatismo – evitando que um comentário isolado vire uma bola de neve.

Se você tomar todos os cuidados acima, você já pode dizer que começou a vida “internética” da sua empresa com o pé-direito.