Gravador de DVD – qual é o melhor?

Hoje em dia os gravadores de DVD se tornaram hiper-populares – e pensar que já foi muito caro um dia. Então é preciso saber com 100% de certeza: qual é o melhor gravador de DVD? Como escolher um gravador que se adeque ao usuário?

Com vocês um guia do “Clube do Hardware”:

Na hora de comprar um gravador de DVD, o maior cuidado que você terá de tomar é com a mídia que você usará. Além de decidir sobre qual padrão adotar (DVD+R, DVD-R, DVD+RW ou DVD-RW, dependendo do seu gravador), você terá ainda tomar inúmeros cuidados em relação à velocidade de gravação.

Quanto ao padrão, para a nossa sorte os gravadores chamados “±” (DVD±R e DVD±RW) estão cada vez mais populares, significando que cada vez mais gravadores de DVD aceitam os vários tipos de mídia disponíveis no mercado.

Já em relação à velocidade, a taxa de transferência básica do DVD é de 1,32 MB/s. Esta taxa é chamada “1x” e você deve tomar cuidado para não confundir com a medida de velocidade de CDs, onde “1x” equivale a 150 KB/s. Uma unidade de DVD “1x” equivale a uma unidade de CD de “9x”.

No mercado existem atualmente gravadores que operam de 1x a 12x. A velocidade, no entanto, depende do tipo de disco usado. Esta é uma característica disponível também nos gravadores de CD: todo mundo que tem um sabe que os gravadores têm uma velocidade para a leitura do CD, uma velocidade para a gravação do CD-R e uma outra velocidade para a gravação do CD-RW.

Só que no caso dos gravadores de DVD a quantidade de velocidades diferentes pode ser enorme. Só para darmos um exemplo real, o gravador GSA-5120D da LG trabalha com as seguintes velocidades: 12x para DVD+R, 4x para DVD+RW, 2,4x para DVD+R de dupla camada (8,5 GB), 8x para DVD-R, 4x para DVD-RW, 5x para DVD-RAM, 40x para CD-R, 24x para CD-RW, 8x para DVD-ROM e 24x para CD-ROM. Como você pode ver, comparar modelos diferentes não é uma tarefa tão simples!

O problema vai um pouco mais longe pois há no mercado gravadores DVD±RW que usa uma velocidade para as mídias DVD+RW ou DVD+R e outra diferente para as mídias DVD-RW ou DVD-R. Repare que o modelo da LG que citamos usa uma velocidade para gravar DVD+R (12x) diferente da usada para a gravação de discos DVD-R (8x).

Se você está pensando em comprar a unidade mais rápida, cuidado! Atualmente no Brasil as mídias DVD mais populares são as 4x. As mídias 8x e 12x não são tão comuns. Com isso, não adianta nada comprar um gravador DVD 12x se você só encontrar no mercado mídias 4x. Você terá de gravar a 4x e não usará todo o potencial do seu equipamento.

Além disso, as mídias DVD±R a partir de 4x e DVD±RW a partir de 2x não conseguem ser reconhecidas em unidades mais antigas, abaixo destas velocidades. Ou seja, se o seu gravador DVD+R é um antigo 2x e ao inserir um disco DVD+R 4x ele não reconhecer a mídia, cuidado! Segundo os fabricantes de DVD, “forçar a barra” ou esquecer a mídia incompatível dentro da unidade pode danificar a mídia ou mesmo a unidade!

A solução para este problema é fazer um upgrade de firmware do gravador, disponível no site do fabricante. Fica aqui, portanto, a dica: se você tem um gravador DVD±R abaixo de 4x ou um DVD±RW 1x, efetue o upgrade do firmware do equipamento!

Deixe um comentário