Os melhores filmes de ação

Os melhores filmes de ação

Os melhores filmes sempre são lembrados, e precisam ser vistos e revistos. Até mesmo filmes de ação, que não são muito profundos. E precisa? O importante é se divertir com as grandes cenas que fizeram a história do cinema pipoca. E é importante lembrar: qualquer filme de ação de hoje em dia deve muito aos filmes feitos nos anos 80, que sedimentaram o gênero.

Vamos então ao Top Five de filmes de ação dos anos 80:

5 – O Predador

No meio da selva, um destacamento militar precisa pôr fim a uma rebelião. Mas esse não é o principal desafio: uma criatura mortífera, vinda do espaço, está assassinando todos os membros da missão, um a um. Suas técnicas de ataque são impressionantes. E Arnold Schwarzenegger precisará de muita sorte para escapar.

A grande inovação deste filme foi apresentar um alienígena sem grandes planos, exceto colecionar cabeças humanas. Além disso, suas armas entraram para o imaginário pop, como os três pontinhos laser que indicam a morte imediata da vítima.

4 – Rambo: Programado Para Matar

O nome original, poucos sabem, é First Blood. Mas John Rambo, interpretado por Sylvester Stallone, ficou conhecido por seu sobrenome – praticamente sinônimo de guerra. O veterano do Vietnã procura seu velho amigo e acaba sendo preso por um xerife que não sabia com quem estava se metendo; agora Rambo irá destruir tudo em seu caminho por sua sede de justiça.

Uma curiosidade: o uso da metralhadora fez com que Rambo “batizasse” uma das armas mais famosas do Counter Strike. Preferida dos rushers, a “Rambo” faz muitas mortes se bem utilizada.

3 – O Exterminador do Futuro

Esqueçam o básico: ele não é um homem, mas uma máquina. Logo, não sente dor, medo ou remorso. E sabe usar todas as armas. Seu objetivo: impedir que um homem nasça e combata as máquinas no futuro. Novamente, Arnold Schwarzenegger, atual governador da Califórnia, está no papel principal, mas como vilão.

Viagens no tempo, cenas fantásticas de luta entre o exterminador e os homens (sempre em desvantagem), e ainda por cima o destino da raça humana depositado em uma jovem que será a mãe do líder humano contra as máquinas. Um marco.

2 – Duro de Matar

O policial John McClane pretendia apenas encontrar sua esposa em um dia de Natal. Mas bandidos sequestram o prédio em que estava, tentando roubar 600 milhões em ação. Bruce Willis interpreta o policial que irá fazer o possível (e o impossível) para impedir o assalto.

O filme teve três continuações, assim como Rambo, todas sucessos de bilheteria. Também inaugurou o modo mais espetacular do cinema de ação, com cenas coreografadas e efeitos especiais que provocam tensão no espectador.

1 – Blade Runner: o Caçador de Androides

O maior de todos os filmes de ação nos anos 80 é este clássico dirigido por Ridley Scott. Um marco no cinema, estrelado por Harrison Ford. Seria um crime falar demais do enredo para quem ainda não assistiu, mas o básico é o seguinte: em 2019, humanos são modificados geneticamente para fazer tarefas pesadas, mas alguns deles iniciam motins. Para isso, os blade runners controlam a população, matando-os quando necessário.

O filme mostra um ex-blade runner que será incumbido de voltar à sua antiga tarefa. Este filme revolucionou o cinema futurista e influenciou, entre muitos outros, o sucesso Matrix. Imperdível.

Deixe um comentário