Confira as orientações e saiba o que é necessário para cancelar plano Vivo
Os clientes nem sempre precisam dos mesmos serviços de Internet e telefonia e, para que todos sejam contemplados, a Vivo tem vários planos que podem ser contratados e cancelados quando o consumidor quiser.
Com valores variados, eles são escolhidos pelo telefone, na própria loja da operadora e pelo seu site, além de o cliente ter a possibilidade de mudar de um plano para outro quando precisar.
Aprenda aqui como cancelar plano da Vivo.
Motivos para cancelar plano da Vivo
De acordo com a Lei, o consumidor não tem necessidade de explicar à Vivo o motivo de cancelar o seu plano de Internet ou de telefonia.
Contudo, é claro que a operadora costuma perguntar, até para saber em quais quesitos os seus serviços precisam ser melhorados.
Geralmente, os clientes escolhem cancelar plano da Vivo pelos seguintes motivos:
- Preços que se tornaram fora do orçamento;
- Interesse em gastar menos com a Internet ou a telefonia;
- Insatisfação com o plano usado (muitas vezes, porque se deseja ter mais conexão de Internet);
- Cobranças muito agressivas em caso de atraso de pagamento
Em quase todas as vezes, a operadora oferece alternativas e, se o consumidor ainda quiser usar os seus serviços, vale a pena dizer claramente o que o desagrada.
É possível que o atendente resolva e que o cliente até ganhe algum tipo de bônus por permanecer na operadora.
Passo a passo para cancelar plano da Vivo
Há muitas opções para cancelar plano da Vivo e, em muitas delas, o consumidor nem precisa conversar com alguém: é só usar o sistema informatizado.
A primeira forma é ligar para uma das centrais informada aqui, fornecendo o CPF e solicitando o cancelamento; nessa opção, o atendimento começa com um menu eletrônico e é continuado por um atendente.
Para cancelar plano da Vivo pela Internet, o consumidor precisa:
- Acessar o site da Vivo aqui;
- Na barra superior, fazer login em “Meu Vivo”;
- Quem é cliente da operadora, mas nunca usou o login no site tem de clicar em “Cadastre-se”;
- Colocando o CPF, bastará que o consumidor siga as instruções;
- Quando tiver uma senha, ele acessa o “Meu Vivo” e procura pelo plano contratado, fazendo o cancelamento.
Para cancelar plano da Vivo, outra opção é comparecer a uma loja da operadora levando o CPF.
Mesmo que a loja em si não faça o cancelamento, ela pode esclarecer dúvidas do consumidor com relação a esse processo.
É preciso pagar para cancelar plano da Vivo
Quando o cliente tem de pagar algo por cancelar o serviço significa que havia um período de carência.
Antes de cancelar plano da Vivo, portanto, o consumidor tem de se informar se o plano que escolheu tem a carência ou não e de quanto tempo é.
Vale especificar que, às vezes, pagar a multa relativa ao cancelamento fica mais barato: se ainda faltam quatro meses para o período de carência encerrar, por exemplo, pode ser melhor pagar a multa em vez de pagar as próximas quatro mensalidades.
É fundamental que o cliente consulte os termos do plano antes de contratá-lo e, se tiver dúvida sobre haver carência, que ligue para a Vivo.
Também é necessário perguntar claramente qual é o valor dessa carência: com isso, o cliente pode cancelar com menos preocupações.
Cancelar plano da Vivo com faturas em aberto
O ato de cancelar plano da Vivo tende a ser uma solução para quem está com dificuldade em continuar pagando pelas mensalidades.
É comum que o cliente escolha um plano e, que, por algum acontecimento imprevisto, as mensalidades se tornem inviáveis.
Se houver pagamentos em atraso, o consumidor que cancela plano da Vivo continua tendo de fazer o acerto.
Por exemplo: quem está com três mensalidades do plano de telefonia em atraso pode contatar a operadora para o cancelamento, assim os meses subsequentes não serão cobrados.
Porém, será preciso pagar o que está em atraso. Muitas vezes, a Vivo permite que o consumidor que faz o cancelamento parcele o seu débito.
A data em que se cancela plano da Vivo também faz diferença: se a cobrança é fechada no dia 20 e o consumidor pediu o cancelamento no próximo dia 5, então ele terá de pagar o correspondente a esses 15 dias.
O que o cliente deve fazer se não conseguir cancelar plano da Vivo?
Quem cancela plano da Vivo pode ter dificuldade com os valores que estão em aberto. Por isso, esse consumidor precisa de duas informações:
- Se há mensalidades atrasadas, quanto elas somam;
- Se há multa por cancelamento, de quanto ela é.
Caso a Vivo cobre algo superior a isso, a primeira providência do cidadão é ir ao PROCON levando os valores que a operadora está cobrando e o documento pessoal.
Se o custo do cancelamento estiver abusivo, o órgão fará uma notificação e, normalmente, consegue-se um acordo. Se não, pode-se contatar a esfera judicial.