Como consultar seu benefício do INSS

Se você acabou de se aposentar ou apenas está curioso para saber quais são os benefícios que tem direito por conta da contribuição com o INSS, fique sabendo que podemos te ajudar.

Isso porque ao longo deste artigo iremos dissertar sobre como fazer a consulta do benefício do INSS. Acompanhe.

O que é INSS?

O que é INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão do Governo ligado ao Ministério da Previdência Social que tem como obrigação realizar os pagamentos de benefícios dos trabalhadores, assim como o pagamento da aposentadoria. 

Para isso é necessário que o cidadão tenha contribuído com a Previdência Social durante no mínimo 35 anos para homens e 30 anos para mulheres, segundo a nova Reforma da Previdência aprovada em 2019. 

Lembrando que a Previdência Social é um seguro que garante a aposentadoria ao cidadão quando ele parar de trabalhar, com exceção dos servidores públicos.

Sendo assim, a principal vantagem de contribuir com o INSS é a garantia do recebimento de um benefício mensal durante o período de aposentadoria. 

Além disso, em caso de necessidade de afastamento do serviço por motivos de saúde, o INSS também oferece o benefício do auxílio-doença para o trabalhador que o solicitar.

Benefícios INSS 

Alguns dos benefícios oferecidos pelo INSS, além dos citados acima, são: aposentadoria por idade e invalidez, auxílio-acidente, pensão por morte, salário maternidade, 13º salário, reabilitação profissional, entre outros.

Lembrando que a contribuição deve ser feita tanto para o empregador quanto para o empregado. Dessa forma, todos têm direito a benefícios na aposentadoria no futuro.

Agora que você já sabe mais informações sobre o instituto, vamo aprender a como realizar a consulta do benefício do INSS? 

É possível consultar o benefício do INSS pelo CPF? 

É possível consultar o benefício do INSS pelo CPF? 

Sim, é possível. Nesse caso, ou seja, para realizar a consulta do benefício do INSS por CPF, basta acessar o portal Meu INSS através do link.

Em seguida, informe seu nome, seu CPF e sua data de nascimento para consultar sem realizar um login. Além disso, não se esqueça de assinalar o Captcha para continuar o serviço.

Apenas seguindo esses passos você já conseguirá ter acesso às as informações referentes aos seus benefícios. Muito simples e rápido, não é mesmo? 

Como acessar o extrato do benefício do INSS 

Para emitir o extrato do benefício do INSS, acesse o portal Meu INSS, realize o login na opção “Entrar” no canto superior direito da tela e informe seu CPF e entre no sistema. 

Caso ainda não possua uma conta no sistema, informe seu CPF da mesma forma a fim se ser redirecionado a uma página para cadastro. Lá, insira corretamente todos os dados solicitados. 

Em seguida, você será levado de volta à página do Meu INSS. Então, acesse a opção “Extrato de Pagamento do Beneficiário” e as informações relativas a consulta aparecerão em tela.

Como consulta Benefício INSS auxílio-doença

No caso do segurado estar incapaz de trabalhar temporariamente por conta de doença ou acidente, ele pode solicitar o auxílio-doença através do INSS. 

Para isso, é só acessar o portal do Meu INSS e fazer o login no sistema.

Em seguida, é necessário marcar uma perícia para comprovar a situação da doença, clicando na opção “Agende sua perícia médica” e inserindo os dados solicitados. 

O próximo passo é solicitar um agendamento do serviço em uma das unidades disponíveis no sistema do Governo Federal.

Caso não possa comparecer no dia agendado, lembre-se de solicitar a remarcação em até três dias antes da data marcada. 

Você tem direito a apenas um reagendamento no serviço de perícia. Para isso, acesse o sistema do Meu INSS e vá até a opção “Agendamento/Requerimento” e remarquei a consulta ou ligue para a Central de Atendimentos pelo número 135. 

Se o servidor estiver internado em um hospital ou acamado, o prazo para remarcar é de sete dias antes ou até a data agendada. Nesse caso, a perícia domiciliar ou hospitalar é necessária também.

Lembre-se: após o não comparecimento na data marcada o cidadão deve esperar 30 dias para retornar a solicitar o serviço de perícia, e ficará esse tempo sem o retorno financeiro. 

Aplicativo Meu INSS

Caso prefira solicitar ou consultar os serviços disponíveis pelo INSS, baixe o aplicativo Meu INSS. Ele está disponível para celular Android na Play Store e para IOS na App Store.

Assim como no site, você pode acessar as solicitações referentes à todos os tipos de benefício, assim como agendamentos, perícias, resultados de perícia, salário maternidade,  extrato de contribuição, extrato de empréstimo consignado, entre outras opções.

Para saber mais informações sobre o funcionamento e como fazer a consulta do benefício do INSS, entre em contato com a Central de Atendimento pelo número 135, ou pelo site.

Agora ficou mais fácil entender como deve ser feita a consulta do benefício no INSS, não é mesmo? Em caso de dúvida, deixe um comentário abaixo.