Saúde: Suco de Abóbora

Você sabia que a abóbora é rica em nutrientes? A abóbora é um vegetal considerado boa fonte de várias frações de carotenóides, especialmente betacaroteno, que podem ser biologicamente transformados em vitamina A.

A abóbora, ou jerimum, é a sétima na lista de vegetais mais consumidos no Nordeste e ocupa o quinto lugar em volume de comercialização em Pernambuco. A espécie testada por nutricionistas (C. moschata) apresenta mais de 80% de sua composição de carotenóides da fração beta-caroteno além de alfacaroteno, luteína, licopeno, criptoxantina e cis-betacaroteno, precursoras de provitamina A.

Tome o suco de abóbora em jejum todos os dias de manhã e sinta a diferença!

Quer fazer o suco? Aprenda já:

  • Descasque a abóbora, pique e cozinhe em panela grande com água até cobrir
  • Quando estiver macia, escorra, amasse com um garfo até formar um purê
  • Deixe esfriar
  • Coloque porções pequenas de abóbora nos saquinhos (cerca de 2 colheres de sopa rasas para cada copo de água) e leve ao congelador
  • Quando quiser fazer o suco, molhe o saquinho por fora, retire a polpa e bata com 1 copo de água no liquidificador ou mixer

Dica: este suco possui poucas calorias (se for adoçado com adoçante de baixa caloria) e é muito bom para a saúde.

12 comentários no artigo “Saúde: Suco de Abóbora”

  1. Olha até pode ser saudavel,mas o sabor deve ser meio estranho,naum?
    Bjos

  2. NILTON OLIVER VERAS on fevereiro 10th, 2011 at 8:23

    Tudo bem com todos? Gostaria de informar que, pelo o que eu fiquei informado é que se bate à abóbora em fatias e tritura-se do liquidificador com à casca misturado com água, e não se pode colocar o pedaço da abóbora na geladeira pois perde os seus nutrientes. Dizem que não pode ser à abóbora da espécie moranga, tem que ser da abóbora grande. Gostaria de saber se procede a informação. Muito obrigado.

  3. Evanir Luiz Buratto on março 19th, 2011 at 19:40

    Comigo não funcionou. Vinha acompanhando meu cholesterol com exames a cada seis meses, o qual se mantinha relativamente estável, apesar de meio alto. Fiz o exame e tomei o suco da casca de abóbora durante 36 dias, religiosamente em jejum, só pulando os domingos. Meu colesterol total que era de 228 passou para 299, um aumento de mais de 30% e o LDL que era 148 passou para 212. Os outros HDL, TRIGL. E GLICOSE permaneceram iguais.

  4. Deyse rocha on abril 10th, 2011 at 8:29

    O suco da abóbora tem que ser feito com a massa não a casca, se
    não obterá o resutado!!! sei que todo vegetal que usado cru é mais benefico para nossa saúde, como o suco do inhame e maravilhoso para purificar o sangue.

  5. ELI PIMENTA on abril 12th, 2011 at 4:06

    POIS,AMINHA DIETA FUCIONOU MUITO BEM .FIZ O TRATAMENTO DIREITINHO EVITANDO FRITURAS E MASSAS E AÇUCARES,JUNTAMENTE COM O SUCO DE ABOBORA FUNCIONOU MUITO RAPIDO .MEU TRIGLICERIOS E COLESTEROL VOLTOU AO NORMAL.

  6. é muito simples, é só tomar o suco de abobora e evitar frituras, conservas, gorduras, carnes, ovos e malhar todos os dias e só comer alface, aposto que funciona!!!!!!!!ahahahahahhahahahha

  7. Gente pra mim deu certo,meu colesterol total era 284,fiz um tratamento de um mes tomando o suco em jejum e veio para 231 e o colesterol bom aumentou, o ruim baixou.

  8. Uma receita simples e maravilhosa,tomo sempre!!

    SUCO DE ABOBORA MORANGA COZIDA

    02 colheres de abobora cozida ” eu cozinho no vapor”
    04 cubos de gelo
    200 lm de leite
    adoçante ou açucar a gosto
    01 colher de coco ralado
    bater no liquidificador

    Tomo depois dos treinos,adoro!!!

  9. Senito Durigon on setembro 18th, 2011 at 6:14

    acabo de tomar um copão de suco de abóbora com o suco de um limão. fica delicioso. este suco apresenta vários beneficios mas precisa ser acompanhado de cuidados na alimentação. somente o suco não garante a manuteção da qualidade de vida em termos de saúde!

  10. Joao Marcello on outubro 10th, 2011 at 3:57

    Pessoal… Meu caso é o trigliceridios que estava com 254, sendo o limite alto de 200. Pois é, fui a minha medica e sabe o que ela disse!! Nem um velhinho de 70/80 anos tem uma taxa tao alta assim, vc pode ter um treco a qualquer momento. Daí ela me receitou tomar 2 capsulas de berinjela apos as refeiçoes (almoço e janta) no qual ajudaria na redução e controle das taxas de colesterol e trigliceridio e uma ida à nutricionista para uma dietinha basica. isso pq eu nao como queijo amarelo, pouca gordura e costumo sempre colocar umas verduras e legumes nas refeiçoes. Mas o q levou a minha taxa ficar tao alta por deduçao foi o consumo constante de vinho. ficava muito inchado, nao era gordura, era inchaço mesmo. Essa bebida tem muito açucar, deve-se ser consumida em pequenas quantidades diarias ou em grande quantidade com espaçamento de 1 semana, para q saia totalmente do organismo. só pra ter uma ideia, tive que fazer reduçao nas roupas pq tava todas caindo depois que reduzi drasticamente. Foi aí q meu sogro me enviou um e-mail com uma historinha de um medico q tava com todas as taxas altissimas e foi a um outro medico amigo se consultar e ele sugeriu q todos os dias em jejum, durante 1 mes, separe 100gr de abobora fresca e 1 copo d’agua natural, bata no liquidificador e tome o suco. (nenhum dos dois pode ir pra geladeira e nao pode colocar adoçante ou açucar). e a todas as taxas voltaral ao normal. Nao posso concluir q deu certo ou errado, pq estou neste momento nesse tratamento. fui á nutricionista e ela me confirmou os beneficios da abobora.

  11. alguem conseguiu emagrecer <

    bjs.

  12. não sei se da certo mas abobora é fantasticá hum com leite

Deixe um comentário