Se você acabou de sofrer um acidente ou até mesmo vai precisar se afastar do trabalho por conta de uma doença, fique sabendo que podemos te ajudar.
Neste artigo vamos falar tudo sobre o auxílio doença do INSS. Logo, se você contribui com o instituto e tem como provar sua situação, está no caminho certo. Continue lendo.
O que é o auxílio doença
Você já ouviu falar em auxílio doença? Se a resposta for não, fique tranquilo.
No geral, o auxílio doença nada mais é do que um benefício cedido ao servidor que está incapaz de trabalhar temporariamente. O serviço pode ser solicitado em diversos casos, seja de doença ou até mesmo acidentes.
Porém, para receber o valor referente ao benefício é necessário comprovar sua situação mediante a perícia médica e a apresentação de toda a documentação necessária.
Para saber mais sobre como solicitar esse benefício e não passar um sufoco nesse momento difícil, continue lendo este artigo que vamos te explicar.
Como fazer requerimento de auxílio doença
Para solicitar o requerimento do benefício de auxílio doença você deve acessar o portal Meu Inss e fazer o login no sistema. Para isso, basta ter o número do seu CPF em mãos junto à senha criada previamente para acessar o sistema.
Em seguida, é preciso agendar uma perícia médica para comprovar a situação do requerente. Então, clique na opção “Agende sua perícia médica” no lado esquerdo da tela e insira os dados solicitados.
Por fim, selecione a data e o horário disponível,assim como o melhor local para essa perícia acontecer.
Se você não conseguir comparecer ao agendamento, é possível realizar a remarcação, porém este processo deve ser feito até três dias antes da data marcada.
Para reagendar acesse o portal Meu INSS e selecione a opção “Agendamento/Requerimento”.
Não é necessário realizar o login no sistema, basta preencher o formulário com seu nome, CPF e data de nascimento. Lembre-se de assinalar o Captcha de segurança e clicar em “Continuar sem login”.
Em seguida serão dispostas em tela as opções de nova data e horário para o serviço de perícia. Se preferir, é possível solicitar o reagendamento através da Central de Atendimento pelo número 135.
No caso do trabalhador não ter condições de se dirigir até uma unidade do INSS para fazer a perícia, é possível solicitar o serviço de perícia no local onde a pessoa está internada ou acamada.
Isso ainda dentro do sistema Meu INSS no processo de agendamento.
Consultar resultado perícia INSS auxílio doença
Para saber qual o resultado da perícia realizada pelo INSS e se seu benefício foi aprovado, tudo o que você precisa fazer é seguir alguns passos simples. Veja quais são eles:
Passo 1: Acesse o portal do Meu INSS.
Passo 2: Realize o login no sistema, com seu CPF e a senha do sistema do Governo Federal.
Passo 3: Para finalizar, vá até a opção “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade” e pronto.
Ao fazer tudo isso você conseguirá ter acesso a todas as informações a respeito da situação do seu benefício. Viu só como tudo é muito simples e prático?
Fazer agendamento auxílio doença
Assim como citado anteriormente, para realizar o agendamento da perícia responsável por validar sua situação e em seguida liberar o saque do seu benefício, é só acessar o portal do Meu INSS e realizar o login no sistema.
Caso ainda não seja cadastrado, clique na opção “Entrar” no lado superior direito da tela, em “Login“, digite seu CPF e, em seguida, insira as informações solicitas e crie uma senha.
Dessa forma, você será direcionado para o portal Meu INSS novamente, e poderá solicitar o agendamento na opção “Agendamento/Requerimento”.
Como consultar resultado do auxílio doença
Para realizar a consulta do resultado da perícia para o auxílio doença, basta seguir os três passos simples citados anteriormente.
Apenas não se esqueça de fazer tudo com bastante calma para evitar possíveis erros, certo?
Qual o valor do auxílio doença
Para saber quanto você irá receber através do benefício auxílio doença, basta fazer as contas referentes a 91% do valor da sua renda mensal. Ou seja, o valor depende diretamente do quanto você já ganha normalmente.
Como fazer a prorrogação do auxílio doença
Para solicitar a prorrogação do seu auxílio doença, caso ainda não estiver em condições de retornar ao trabalho, você deve seguir alguns precedentes.
Primeiramente, é necessário solicitar a prorrogação nos últimos 15 dias do benefício.
Além disso, lembre-se de que a perícia médica é fundamental novamente para confirmar a situação. Para solicitá-la, você pode ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo número 135 ou ainda pelo site do Meu INSS.
Por fim, essas são as informações que você precisa saber sobre o auxílio doença. Mas, caso tenha alguma dúvida em relação aos processos, entre em contato com a Central de atendimento do Meu INSS através do número 135.