Todo mundo já ouviu falar do Cartão Cidadão. Afinal, é ele que dá acesso aos serviços e benefícios sociais à população brasileira. Esse cartão conecta os cidadãos às suas necessidades, como PIS, Bolsa Família, FGTS, etc.
O Cartão Cidadão é um projeto do Governo Federal, junto à Caixa Econômica, que visa unir em um só documento o acesso a todos os benefícios da população, sejam eles sociais ou trabalhistas.
Para solicitar o cartão, por sua vez, é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para garantir a emissão do documento.
Assim, quem possui o Cartão Cidadão pode sacar os benefícios em qualquer canal de atendimento autorizado, de forma rápida e sem burocracia.
No entanto, quando recebemos o documento pelos Correios, surge aquela dúvida: como desbloquear o Cartão Cidadão para aproveitar os seus benefícios? Diferente do que muitos pensam, é possível fazer tudo isso sem sair de casa.
O Cartão Cidadão possui um Canal de Atendimento simplificado, por meio do qual a população pode desbloqueá-lo, solicitar atendimentos especializados e até mesmo registrar a senha para a utilização.
Então, para descobrir como garantir esses serviços, continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo sobre o Canal de Atendimento do Cartão Cidadão.
Como desbloquear o Cartão Cidadão?
Para utilizar os serviços que o Cartão Cidadão oferece, antes de tudo, é preciso desbloqueá-lo por meio do Canal de Atendimento da Caixa, que pode ser acessado por telefone através do número 0800 726 0207.
Assim, para desbloquear o Cartão Cidadão, basta ligar para a Central e seguir as etapas referentes ao processo solicitado pelo usuário. Veja o passo a passo:
- Ligue para a Central de Atendimento da Caixa no telefone 0800 726 0207;
- Selecione a opção correspondente a desbloquear o Cartão Cidadão;
- Responda as informações solicitadas pelo sistema de atendimento automático, como número do CPF e PIS;
- Confirme os dados junto ao sistema.
Logo, em poucos minutos você conseguirá desbloquear o Cartão Cidadão e poderá utilizá-lo para garantir seus benefícios sociais e trabalhistas junto ao Governo Federal.
O Cartão Cidadão pode ser utilizado para acessar benefícios como FGTS, seguro desemprego, PIS, abono salarial e também Bolsa Família
Como saber a senha do Cartão Cidadão?
Conseguiu desbloquear o Cartão Cidadão? Pois então fique sabendo que para utilizá-lo é necessário ainda a criação de uma senha.
Mas, afinal, como saber a senho do Cartão Cidadão?
O Cartão Cidadão não vem com uma senha registrada logo de início, assim como os demais documentos bancários. Sendo necessário, portanto, realizar o cadastramento da senha em uma das unidades de atendimento da Caixa.
A principal forma de cadastrar o Cartão Cidadão, após seu desbloqueio, é nas Casas Lotéricas, onde o processo pode ser feito de forma rápida e descomplicada.
Assim, é só comparecer à unidade de atendimento com a carteira de identidade, a carteira de trabalho (CTPS) e, é claro, o Cartão Cidadão e solicitar o cadastramento de uma nova senha.
Após o cadastro, o atendente entregará a você um termo de responsabilidade, com instruções e informações de extrema importância para o uso do cartão – como, até mesmo, processos de recuperação de senha ou desbloqueio.
Cartão Cidadão bloqueado e agora?
É comum que trabalhadores que não utilizam o Cartão Cidadão com frequência acabem tendo a sua senha bloqueada pela falta de uso. Sendo assim, quando necessário, é preciso desbloquear o Cartão Cidadão novamente.
Isso geralmente acontece com cidadãos que não usam com frequência o cartão e, em algum momento, necessitam dele para sacar benefícios como PIS, FGTS ou seguro desemprego, por exemplo.
Nesses casos, é preciso desbloquear o Cartão Cidadão mais uma vez e realizar um novo registro de senha.
Para isso, portanto, você precisa ir até uma unidade de atendimento da Caixa ou à uma Casa Lotérica, com o termo de responsabilidade em mãos, bem como o Cartão Cidadão e um documento de identificação, e solicitar o desbloqueio da senha.
O processo é simples e leva somente alguns minutos. No entanto, é fundamental a apresentação dos documentos citados acima, pois sem eles a operação de desbloqueio não pode ser feita.
Cartão Cidadão 2ª via
Já para casos mais extremos, onde o Cartão Cidadão foi perdido ou encontra-se inutilizável, é possível solicitar uma segunda via do documento que dá acesso aos benefícios sociais e trabalhistas.
Esse procedimento pode ser feito de duas formas: através das agências de atendimento da Caixa Econômica Federal ou por meio da Central de Atendimento ao cidadão – também da Caixa.
Para solicitar a 2ª via do Cartão Cidadão nas agências da Caixa você precisará comparecer à unidade, com o documento de identificação e CTPS em mãos, e fazer o requerimento da emissão de um novo cartão.
Já o serviço por telefone pode ser feito através do número 0800 726 0207, selecionando a opção referente a 2ª via do Cartão Cidadão. Logo, basta informar o número do PIS do solicitante e aguardar a confirmação da operação.
Portanto, desbloquear o Cartão Cidadão é simples, então não perca tempo e assegure seus direitos junto ao Governo Federal.
Veja também: Como fazer seu Cartão Cidadão