Bateria viciada é um problema pelo qual a maioria das pessoas já passou. Você carrega seu celular e não muito tempo depois a carga já caiu pela metade.
É uma situação que praticamente ninguém gosta, não é mesmo? No entanto, o que fazer então para melhorar a bateria viciada? Na verdade, será que isso é possível?
Em primeiro lugar, entenda que o termo bateria viciada é muito utilizado para falar da diminuição de potência e duração da carga dos smartphones.
No meu caso, por exemplo, já passei muito por isso e inclusive fui prejudicado algumas vezes por precisar do celular e ele desligar bem na hora.
Por conta disso, resolvi preparar este conteúdo com algumas dicas de como melhorar a bateria viciada. Confira!
Como recuperar bateria viciada?
Quer conferir algumas dicas para melhorar a bateria viciada do seu smartphone e entender um pouco mais sobre esse assunto? Então veja o que separei logo a seguir.
1. Carregue o celular até 100%
Com toda a pressa do dia-a-dia, às vezes não temos tempo para deixar o celular carregar por completo. Isso acontece com você? Eu sei.
Mas, todo esse vai e vem da tomada pode acabar prejudicando seu aparelho. Isso porque a cada carga feita um ciclo é concluído, e isso garante uma melhor duração da bateria.
Sendo assim, o ideal para o funcionamento do seu celular é deixá-lo carregar desligado, até atingir sua porcentagem máxima.
É claro que isso é bastante desafiador, entretanto é algo que ajuda de forma significativa qualquer bateria viciada.
2. Faça um teste com a sua bateria
Esse é um processo bem simples e eu posso te mostrar: carregue o celular até atingir 100%, logo em seguida desligue e deixe-o assim por 1 minuto. Depois que você fizer isso, confira se a bateria ainda está com a porcentagem máxima.
Se estiver, tudo bem. Isso quer dizer que ela não está viciada e ainda utiliza bem sua capacidade de carga. Caso contrário, após repetir o teste algumas vezes, talvez seja a hora de trocar a bateria do seu aparelho.
3. Confira se o problema não é o carregador
Preste atenção se o problema não está no seu carregador.
Você pode culpar, de início, a bateria viciada, mas analise bem com o objetivo de verificar se a causa do problema não se encontra na fonte de energia, certo?
É bom conferir, por exemplo, se o cabo que está sendo utilizado está em um bom estado, se não possui nenhum mal contato ou dano em sua estrutura. Tente carregar o celular com outro fio USB, e, caso não houver diferença, troque a fonte.
4. Não exija tanto do aparelho
Passar um tempo offline pode fazer bem para você e para o seu celular. Eu sei, ficar desconectado pode soar como um pesadelo para muitos por aí, mas ficar fora das redes é capaz de ajudar bastante.
O problema que você está enxergando, às vezes, não é uma bateria viciada, e sim o uso excessivo do celular, o que resulta em um alto consumo de carga e, até mesmo, desgaste do aparelho.
Ok, pode parecer estranho, não estou dizendo que exista um limite para usar o celular, porém é sempre bom dar um tempo e viver o mundo real. Assim, o smartphone não sofre e você pode respirar um pouco!
5. Consulte um técnico
Se depois de todas essas dicas a sua bateria viciada não mostrou sinais de recuperação, então talvez seja a hora de consultar um técnico.
O desgaste da bateria pode acarretar danos ao aparelho e até mesmo para quem o utiliza. Então, quem avisa, amigo é, cuidado!
Fique de olho se o aparelho está esquentando muito enquanto carrega, se há algum inchaço na parte de trás (ali onde se localiza a bateria mesmo) e se ele emite algum som que não venha de nenhum aplicativo.
Caso o seu celular esteja com algum dessas características, está na hora de trocar a bateria viciada. Leve o dispositivo a uma loja especializada e consulte um técnico sobre qual a melhor opção a ser feita.
6. Procure saber sobre o tipo de bateria que o aparelho possui
Essa dica eu passo para você que ainda se encontra no processo de compra. Nas especificações dos smartphones, podemos encontrar qual a quantidade de armazenamento da bateria.
Nesse caso, quanto maior forem os miliampère-hora (mAh), mais resistente será a bateria.
No mercado, encontramos no celulares de primeira e segunda linha, baterias de 4000mAh até 6000mAh, às vezes mais.
Estes garantem passar longe da famosa bateria viciada, com uma duração precisa para atender melhor a sua necessidade.
Ao seguir todas essas dicas, com certeza será possível melhorar a bateria viciada do seu celular. Todavia, se o seu aparelho for novo, não deixe de seguir todas as recomendações também a fim de evitar qualquer problema desse tipo.