Por mais que pareça um pouco burocrático o acesso aos itens do PIS, isso não é verídico. Basta saber ao certo o que é o PIS, assim como quais pessoas possuem o benefício e verá como tudo é bastante simples.
Para ajudar ainda mais, este artigo foi feito justamente para acabar com as suas dúvidas a respeito da grande questão: como saber se tenho direito ao PIS. Leia todo o texto e saiba se você possui esse benefício. Boa leitura!
O que é o PIS?
Antes de falar sobre como saber se tenho direito ao PIS, é preciso entender do que se trata esse benefício, não é mesmo?
Bom, primeiramente a sigla PIS significa Programa de Integração Social e é um benefício instituído por lei.
No geral, os funcionários da rede privada brasileira o recebem como forma de motivação para que colaborem cada vez mais com o serviço que fazem, ou seja, nunca deixem de buscar pela excelência.
Além do mais, há diversos critérios para o recebimento do PIS. Saiba quais são eles adiante, e entenda de fato como saber se tenho direito ao PIS.
Quem tem direito ao PIS?
Depois de saber do que se trata o PIS, é o momento de ficar por dentro também sobre quem tem direito a este benefício. Veja logo abaixo:
- Quem tiver um cadastro no sistema há pelo menos cinco anos;
- Aquelas pessoas que fizeram trabalhos remunerados para Pessoa Jurídica, por ao menos 30 dias do ano referente ao saque do PIS;
- Quem recebeu em torno de dois salários mínimos no ano que irá sacar o PIS.
Lembrando que as informações são dadas pelo empregador e não pelo funcionário.
Como saber se tenho direito ao PIS?
Depois de todas essas informações, você deve estar se perguntando: “como saber se tenho direito ao PIS”? Embora no tópico acima eu tenha explicado isso no sentido geral, agora você saberá se tem direito ao PIS, ou seja, se está incluso nas pessoas que podem sacar a quantia.
Para isso, faça da seguinte maneira:
- Acesse o site da Caixa Econômica Federal;
- Vá em Consultar Pagamento.
Há outra forma de consultar também através do telefone de Atendimento da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, ligue no número 0800 726 0207, ou para o telefone da Central de Atendimento do Ministério do Trabalho, 158.
Viu como é fácil saber se tem direito a receber ao PIS? Não deixe de fazer a consulta e verificar se você pode sacar o benefício.
Como saber se tenho direito ao PIS pela internet
Além do site e do telefone, há outra maneira de consultar o PIS através da internet. Siga o passo a passo a seguir.
Passo 1: Baixe em seu dispositivo o aplicativo Caixa Trabalhador. Após abri-lo, coloque o número do seu CPF ou NIS e clique em Acessar. Dessa forma, poderá ver se tem direito ou não ao PIS.
Passo 2: Se você possuir o direito, clique em PIS/ABONO SALARIAL para saber informações a respeito do pagamento.
Passo 3: Caso queira saber qual o valor irá receber, vá em “ver os valores”, coloque a senha cadastrada e finalize clicando em Acessar.
Como saber se tenho direito ao PIS 2020
Muitas pessoas não sabem se possuem direito ao PIS 2020, mas é para isso que vim te dizer tudo sobre ele.
Conforme dito no início do artigo, o PIS é um valor pago aos trabalhadores de rede privada, que também realizam o pagamento do RAIS – declaração que deve fazer para receber o PIS posteriormente, junto a outros critérios.
Vale ressaltar ainda que o benefício é administrado pela Caixa Econômica Federal e pago aos funcionários de acordo com o tempo de trabalho.
A quantia é depositada em conta corrente para quem possui conta na Caixa ou através do Cartão Cidadão.
Em linhas gerais, os 11 dígitos do PIS identificam as pessoas que trabalham em redes privadas e que devido a isso possuem o direito ao dinheiro correspondente.
Quem tem direito ao PIS 2020
No começo do artigo – 2º tópico – disse a respeito das pessoas que possuem direito ao PIS. Você se lembra? Pois então, para ter direito ao PIS 2020 é necessário também cumprir todos aqueles pré requisitos citados.
Valor PIS 2020
Agora que você já identificou se pode ou não receber o PIS, veja como saber o valor do PIS 2020.
Se você tem direito ao PIS, tenha em mente que o valor que receberá em 2020 é contabilizado de acordo com o seu tempo de contribuição e a quantia do salário mínimo federal atual.
O cálculo é estipulado conforme a lei e a conta poderá ser feita da seguinte maneira: multiplique o seu tempo de trabalho no ano de apuração do PIS por 1/12 do salário mínimo em questão.
Entendeu como saber se tenho direito ao PIS? Se sim, não se esqueça de todos os requisitos que precisa cumprir.